Home    
   


























Musica online - Mp3

There seems to be an error with the player !

Paróquia de Paranhos - O Seu Portal na Internet
Primeira Comunhão 2016 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito pelo Manuel   
Segunda feira, 30 Maio 2016 08:35
TOPO
PIC_0098
Na Paróquia de São Veríssimo de Paranhos, a Primeira Comunhão é de tradição fazer-se no Corpo de Deus. Este ano na calendarização do Plano Pastoral colocou-se neste domingo dia 29 de Maio. Entretanto, o Governo repôs o feriado e desde logo decidimos manter a data inicial deixando a Festa do Corpo de Deus para uma vivência mais paroquial e de cidade. Na foto está o grupo deste ano - 22 crianças - com as sua catequistas. As crianças, leram, cantaram, adoraram, receberam Jesus fazendo deste dia um dia muito feliz. A Cerimónia decorreu com muita calma e muito respeito bem solenizada pelo Grupo Coral Canto Veríssimo sob a orientação da Enf. Ana Maria. Parabéns a todos: Eis as primeiras fotos.
TOPO
Actualizado, Segunda feira, 30 Maio 2016 09:06
 
Procissão de Velas PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito pelo Manuel   
Segunda feira, 30 Maio 2016 08:35
TOPO
IMG_5768
Desde 2010, quando as Vigararias da Cidade do Porto por sujestão do Senhor D. Manuel Clemente, decidiram fazer a Procissão de Velas na Cidade da Virgem, que a mudámos a data da nossa Procissão de Velas na Paróquia de Paranhos: do dia 31 de Maio passou para o último sábado do mês de Maio. E neste anoassim foi. No dia 28 de Maio realizámos a nossa Procissão, desde o Colégio Luso-Francês, pelo Bairro Sá de Miranda, Rua Conde de Aorora, Coronel Almeida Valente, Dionísio Santos Silva, até à nossa Igreja Matriz. Iniciámos pelas 21,30 h e entre cânticos e a reza do terço chegámos à Igreja. Aí fez-se o cantico final do Adeus à Virgem e regressamos coma alma cheia a nossas casas. Eis as fotos.
TOPO
Actualizado, Segunda feira, 30 Maio 2016 09:05
 
FESTA DO PAI NOSSO PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito pelo Manuel   
Segunda feira, 23 Maio 2016 09:48
TOPO
IMG_5721
Neste Domingo, Festa da Santíssima Trindade - dia 22 de Maio - a Paróquia de Paranhos viveu a festa do Pai Nosso; eram 29 crianças do 2º ano, com as catequistas Irmã Maria da Glória, Susana Moreno e Ana Isabel Gonçalves. Foi uma cerimónia muito singela onde a Oração Dominical ocupou lugar de destaque através da explicalção de cada frase e o Cântico do Pai Nosso. No final as crianças receberam o Evangelho de São Lucas e uma pulseirinha com a Oração do Senhor. Veja as fotos da Liliana. Eis as primeiras fotos.
TOPO
Actualizado, Quinta feira, 26 Maio 2016 09:33
 
Festa do Corpo de Deus PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito pelo Manuel   
Quinta feira, 26 Maio 2016 09:20
TOPO
papa_eucaristia
A Solenidade Litúrgica do Corpo e Sangue de Cristo, conhecida popularmente como "Corpo de Deus", começou a ser celebrada há mais de sete séculos e meio, em 1246, na cidade de Liège, na atual Bélgica, tendo sido alargada à Igreja latina pelo Papa Urbano IV através da bula "Transiturus", em 1264, dotando-a de missa e ofício próprios. Na origem, a solenidade constituía uma resposta a heresias que colocavam em causa a presença real de Cristo na Eucaristia, tendo-se afirmado também como o coroamento de um movimento de devoção ao Santíssimo Sacramento. Teria chegado a Portugal provavelmente nos finais do século XIII e tomou a denominação de Festa de Corpo de Deus, embora o mistério e a festa da Eucaristia seja o Corpo de Cristo. Esta exultação popular à Eucaristia é manifestada no 60° dia após a Páscoa e forçosamente a uma quinta-feira, fazendo assim a união íntima com a Última Ceia de Quinta-feira Santa. Em 1311 e em 1317 foi novamente recomendada pelo Concílio de Vienne (França) e pelo Papa João XXII, respetivamente. Só durante a Idade Média se regista, no Ocidente, um culto dirigido mais deliberadamente à presença eucarística, dando maior relevo à adoração; no século XII é introduzido um novo rito na celebração da Missa: a elevação da hóstia consagrada, no momento da consagração. No século XIII, a adoração da hóstia desenvolve-se fora da missa e aumenta a afluência popular à procissão do Santíssimo Sacramento. A procissão do Corpo e Sangue de Cristo é, neste contexto, a última da série, mas com o passar dos anos tornou-se a mais importante. Do desejo primitivo de "ver a hóstia" passou-se para uma festa da realeza de Cristo, na "Christianitas" medieval, em que a presença do Senhor bendiz a cidade e os homens. A "comemoração mais célebre e solene do Sacramento memorial da Missa" (Urbano IV) recebeu várias denominações ao longo dos séculos: festa do Santíssimo Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo; festa da Eucaristia; festa do Corpo de Cristo. Hoje denomina-se solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, tendo praticamente desaparecido a festa litúrgica do "Preciosíssimo Sangue", a 1 de julho. A procissão com o Santíssimo Sacramento é recomendada pelo Código de Direito Canónico, no qual se refere que "onde, a juízo do bispo diocesano, for possível, para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia faça-se uma procissão pelas vias públicas, sobretudo na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo" (cân 944, §1). (in ecclesia.pt)
TOPO
Actualizado, Sábado, 28 Maio 2016 10:32
 
Festa da Profissão de Fé PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito pelo Manuel   
Segunda feira, 16 Maio 2016 15:28
TOPO
PIC_0031
No dia 15 de Maio, Solenidade da Pentecostes, foi a Festa da Profissão de Fé. Eram apenas 10 crianças que professaram a sua fé católica, vestidos com túnicas brancas e velas na mão e uma flor para Nossa Senhora; Como era a Festa do Pentecostes evocaram-se os Dons do Espírito Santo; no final da celebração fizeram a sua consagração a Nossa Senhora e receberam o Diploma e o Evangelho de São Lucas. Os catequistas são a Ilda Alves, a Lurdes Claudino e o Henrique Sousa. Veja as fotos. Eis algumas fotos
TOPO
Actualizado, Sábado, 21 Maio 2016 09:58
 
«InícioAnterior12345678910SeguinteFinal»

Página 1 de 165
Visitantes online
Temos 9 visitantes em linha
PEREGRINACAO_ITALIA
CLIQUE NA IMAGEM
calendarização 2015-2016
pastoral_novo
CLIQUE NA IMAGEM
****

Campanha - KILO
KIL_OUTUBRO
CLIQUE NA IMAGEM
****
INFORMAÇÕES PAROQUIAIS
Contador de visitas
mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje137
mod_vvisit_counterOntem186
mod_vvisit_counterEsta semana137
mod_vvisit_counterEste mês6025
mod_vvisit_counterTotais639129
MISSAS NA PARÓQUIA
Notícias na Hora
Economia
Utilidades
Santo do Dia
Outros Links do site
Evangelho
Links Institucionais
   
   
Artigos mais vistos
Obter Adobe Flash Player
Últimos artigos inseridos
   
                 
    Paroquia de Paranhos

DESIGN