Home GRUPOS E MOVIMENTOS PAROQUIAIS    
   
Paróquia - Assuntos
Nova Ig. de Paranhos
























Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 30 Setembro 2016 20:06

GRUPOS E MOVIMENTOS PAROQUIAIS

CONSELHO ECONÓMICO PAROQUIAL

O Conselho Económico Paroquial (Fábrica da Igreja) é um órgão previsto no actual Código de Direito Canónico, seguindo a linha traçada pelo Concílio Vaticano II, cuja função é administrar correctamente os bens da paróquia, de forma a proporcionar à comunidade paroquial os meios materiais necessários à realização integral da sua missão. Para que a Paróquia possa realizar a sua missão evangelizadora, através do anúncio da Palavra, da celebração dos sacramentos e da prática da caridade, precisa naturalmente de alguns meios materiais, cabendo ao Conselho Económico administrá-los ao serviço do plano pastoral.


CONSELHO DE PASTORAL PAROQUIAL

O CPP – Conselho de Pastoral Paroquial – é um grupo de pessoas, escolhidas pela comunidade dos fiéis, em Assembleia Paroquial e em comunhão com o pároco, provisionadas pelo bispo, que representam a comunidade, os ministérios, as pastorais e movimentos existentes na paróquia, e têm como missão o serviço da animação pastoral da paróquia. O CPP tem a missão de garantir a vida de comunhão na paróquia. Por isso, é responsável pela organização e articulação da pastoral, e pela espiritualidade e formação dos fiéis. Ao CPP cabe refletir, planear, decidir, animar e rever toda a acção pastoral da paróquia. Ele encaminha a realização do Plano Paroquial de Pastoral. A ele cabe conhecer a realidade e seus desafios, julgá-la com os olhos da realidade e da Palavra de Deus, e estimular ações transformadoras que a tornem sinal do Reino de Deus.

MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA COMUNHÃO

Após o Concílio do Vaticano II (1962-1965), o Papa Paulo VI autorizou a instituição dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MECs), fiéis leigos cuja missão é facilitar aos celebrantes a distribuição da Sagrada Comunhão nas igrejas, capelas, hospitais, aos doentes nas casas e outros lugares, desde que o sacerdote não possa fazer isso. Este ministério sagrado é exercido na nossa Paróquia por leigos que têm uma vida cristã autêntica, são maduros na fé, e podem servir a Igreja. O Ministro extraordinário participa mensalmente de reuniões de formação, a fim de conhecer melhor a doutrina da Igreja Católica, especialmente a fundamentação dogmática, moral e sacramental.

ACÓLITOS DE PARANHOS (AP)

“Eu irei ao altar de Deus, ao Deus que é a alegria da minha vida. Ao som da harpa te louvarei, ó Deus, meu Deus.” (Sl 42, 4).

Ser chamado ao serviço do altar (acólito) é, sem dúvida, uma grande dádiva de Deus. As crianças e jovens que participam deste serviço têm um privilégio em relação aos demais: estão perto de Nosso Senhor no momento da Consagração, vivenciam integralmente os mistérios dos Sacramentos e auxiliam a comunidade a melhor se encontrar com o Pai. Nesse trabalho, adquirem uma maior intimidade com Jesus Cristo, através da vida de oração. Aderem e percebem o quanto Ele os ama, bem como a toda humanidade.

O nosso grupo de acólitos disponibiliza encontros de formação. Aqueles que se sentirem impelidos a esse serviço, podem contactar qualquer um elemento do grupo e logo será devidamente acolhido e encaminhado.

LEITORES

O grupo de Leitores assegura a Proclamação das leituras nas Eucaristias dominicais (e não só) e tem reunião de formação bimensal.


CORAL

“Quem canta bem, reza duas vezes” (Santo Agostinho).Se existe uma maneira bela e agradável de se louvar a Deus, é através do canto. Em nossa Paróquia, temos em actividade o Canto Veríssimo, constituído por adultos e crianças. Para aqueles que se sentirem chamados a este serviço tão belo e necessário à Liturgia, podem procurar os componentes do grupo, que se reúne sempre aos sábados, a partir das 11,30h, no Centro Pastoral.

A direcção do coro é da responsabilidade da Ana Maria Pinto.


PASTORAL CATEQUÉTICA

A Pastoral da Catequese conta com um grupo de catequistas para atender bem os catequizandos e seus pais. A Catequese funciona regularmente aos sábados e vamos ensaiando outros momentos para que ninguém se desculpe que não tem oportunidades para enviar os filhos à catequese. Assim, aos sábados funciona das 10,30 às 11,30 h, no Centro Pastoral e nos espaços do Centro de Convívio; nos dias de semana, das 18,30 h às 19,30 h: para o 1º ano às segundas-feiras, 3º ano às terças e 4º ano às quartas-feiras.

Na Igreja temos a catequese por tutoria a funcionar de acordo com os catequistas e os próprios, bem como a catequese de adultos para o Crisma aos Sábados das 18 às 19 h.

GRUPO DE CASAIS

O Grupo de Casais tem por objetivo evangelizar famílias, entendendo-as como núcleo de uma sociedade enraizada na fé. Busca cultivar no cerne da família os valores cristãos, para que exista um compromisso posterior nas diversas pastorais comunitárias. Nos últimos anos tem sido este grupo o mais activo na angariação de fundos em prol da construção da Nova Igreja de Paranhos com várias iniciativas que vão de almoços convívio, à realização da noite de fados e outros eventos culturais, bem como a Tômbola, nas festas da Sª da Saúde, no jardim de Arca d’Água.

APOSTOLADO DA ORAÇÃO

O núcleo do Apostolado da Oração foi fundado na Paróquia de São Veríssimo de Paranhos há 94 anos. As reuniões das Zeladoras do Apostolado ocorrem sempre na última quinta-feira de cada mês.Nas primeiras sextas-feiras do mês, haverá Adoração e Bênção do Santíssimo e Missa pelas intenções dos Associados. Promove também passeios e peregrinações e patrocina as pregações e actividades pastorais na Quaresma.

Apostolado: Significa uma acção de um grupo que irradia a vida Cristã, a evangelização. É ser escolhido a propagar a fé, aceitar e assumir a Deus, física e espiritualmente. É devoção e fé, de intensa vida Eucarística, na espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus.

CONFERÊNCIA VICENTINA DE S. VERÍSSIMO DE PARANHOS

Há mais de 114 anos é um dos braços sociais da Paróquia, assistindo, actualmente, as famílias mais necessitadas da Paróquia. Recolhem donativos e bens, géneros alimentícios e roupas para dar aos que precisam. É mista (homens e mulheres) e reúne de quinze em quinze dias no Centro de Convívio.

GRUPO NOVA EVANGELIZAÇÃO (ALPHA)

Após a realização de dois cursos Alpha, o grupo de monitores que ofereceram os temas disponibilizaram-se para continuar na linha catequética a valorizar os tempos fortes da Liturgia, Advento e quaresma com temas apropriados e abertos à Comunidade. Assim tem acontecido há três anos e vai continuar. O seu núcleo reúne mensalmente às terceiras segundas-feiras de cada mês.

CONFRARIA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE

Tem por finalidade manter e dignificar o culto de Nossa Senhora da Saúde e do Senhor dos Passos da Capelinha do Campo Lindo. Reúne ordinariamente três vezes por ano e sempre que houver motivo que o exija. A sua missão principal é a quinzena da Festa em honra da Senhora da Saúde (1 a 15 de Agosto). Com os ofertas dos fiéis, após o pagamento de todas as despesas inerentes à festa, a Confraria mantém semanalmente o culto na Capelinha, promove a Procissão do Encontro na Sexta-feira antes dos Ramos e a Procissão do Enterro do Senhor na Sexta-feira Santa. Os seus membros são os confrades que graciosamente se oferecem a Nossa Senhora e à Pastoral Paroquial, sob a direcção da Mesa da Confraria (Juiz, Secretário e Tesoureiro) em união com o pároco.

AGRUPAMENTO CNE Nº 1104

O nosso agrupamento conta com 90 efectivos entre escuteiros e dirigentes. Tem encontros aos sábados de tarde e promove actividades de âmbito escutista, no desenvolvimento integral de formação de crianças, adolescentes e jovens. Tem por Sede a (antiga) Casa Paroquial. Tem desenvolvido acções de serviço e sensibilização junto da Comunidade civil e está sempre disponível para o serviço paroquial dignificando celebrações e procissões.

GRUPO DE ORAÇÃO TAIZÉ

É um grupo que se reúne mensalmente (na última segunda-feira de cada mês) para orar e cantar segundo a espiritualidade de Taizé. Constituído essencialmente por jovens procura cativar muitos dos universitários que estudam e moram em Paranhos.

GRUPO DE ORAÇÃO CARISMÁTICA (RCC)

É um grupo plural e aberto que reúne semanalmente às terças-feiras para orar e louvar o Senhor, segundo a metodologia carismática, com leitura atenta da Sagrada Escritura, aclamação e adoração eucarística (nas primeiras terças-feiras de cada mês).

GRUPO DE JOVENS (JMV) DE PARANHOS

Está em fase de constituição e formação o grupo de jovens, aberto a todos aqueles que desejem encontrar-se e fazer um série debate de ideias e temas actuais segundo os métodos da Juventude Mariana Vicentina, tomando como modelos Maria e Vicente. Nesta fase inicial reúne aos sábados às 18 h, no Patronato.

ZELADORES DOS ALTARES

Têm por missão decorar e tratar os altares da nossa Igreja contribuindo para o culto e devoção do Santíssimo Sacramento, da Virgem Maria e dos Santos. O seu trabalho de limpeza e de estética é um serviço humilde e gratuito do qual todos beneficiamos.

Actualizado em Sábado, 01 Outubro 2016 22:03
 

Cartaz festas17

CLIQUE NA IMAGEM

   
   
Artigos mais vistos
Obter Adobe Flash Player
Últimos artigos inseridos
   
                 
    Paroquia de Paranhos

DESIGN