* 2º Domingo do Tempo Comum – Ano B *

* O Tempo Comum *

Com a semana que segue à Festa do Baptismo de Jesus, inicia-se o chamado Tempo Comum do ano litúrgico. O Tempo Comum celebra o “mistério”, na sua globalidade. Realiza isso pela constante referência à Páscoa, que caracteriza os domingos, assim acompanhando e orientando o caminho pascal do povo de Deus, no seguimento de Jesus, rumo ao cumprimento da história. O Tempo Comum pode nos levar a refletir sobre a espiritualidade desse tempo do ano e sobre o sentido do tempo como dom de Deus. Chama-se “tempo comum” para distinguir dos demais momentos. No Ano Litúrgico, como em nossa vida, existem tempos fortes de festa e tempos ordinários, comuns.

* Foram por outro caminho *

O Natal já foi, a Passagem de ano já foi, a Epifania também e a vida continua. Os Magos seguiram a Estrela que tinham visto no Oriente, vieram até Belém e encontraram Maria, José e o Menino deitado na manjedoura. Adoraram-n’O, ofereceram ouro, incenso e mirra e regressaram à sua terra por outro caminho. Depois de conhecerem Jesus tudo é diferente! Assim saibamos nós: deixarmo-nos conduzir pela estrela, encontrar-mo o Deus Menino e encetar caminho novo. Que este ano 2021, o ano da esperança, sob a guarda de São José seja um ano feliz em fraternidade com todos e no aconchego da família.