Na Semana dos Seminários Diocesanos, a Paróquia de Paranhos beneficiou de dois momentos importantes sob a orientação dos Seminaristas Vicentinos e seu Director. Foi uma formação para catequistas, na quarta-feira no Centro Pastoral e uma Vigílias de Oração na Igreja Matriz na sexta-feira dia 7 de Novembro. Não esteve muito gente, mas o proveito foi daqueles que estiveram presentes. Bendito seja Deus.
Cantar é dom e faz bem! Além disso louva a Deus. Precisamos de novos cantores que se decidam a aprender, a conviver a louvar a Deus e a servir a Comunidade. Afinal há tão pouca oferta por parte da gente “nova”. Falta de compromisso ou preguiça? O importante é ser feliz e isso não existe sem Deus.
Na missa Vespertina de sábado, 8 de Novembro, este casal Joaquim Sanchez e Maria Helena agradeceram ao Senhor os 50 anos do seu matrimónio. Aqui diante deste altar uniram as suas vidas e aqui quiseram vir agradecer. A Comunidade correspondeu e sauidou com uma salva de palmas.
Em Paranhos, cumpre-se a tradição no que aos Fiéis Defuntos diz respeito. No dia 1 de Novembro ás 15 h rezam-se os responsos pelos falecidos e percorrem-se os vários talhões do Cemitério a incensar e a deitar água benta. No final há a missa campal em frente à capela. este anos foi presidida pelo Sr D. Joaquim Dionísio Bispo auxiliar do Porto. Nesta cerimónia tomam parte as três Paróquias de Paranhos: Amial, Areosa e Paranhos. No final da missa fez-se romagem à Capela onde repousou a Beata Irmã Maria Droste. No dia 2 de Novembro Celebra-se missa na Capela do Cemitério. Este ano por ser Domingo teve mais gente e mais solenidade. Obrigado à Junta de Freguesia pelo som e aos funcionários do cemitério pela colaboração.
No dia de Todos os Santos esteve entre nós o Sr D. Joaquim Dionísio que veio dar solenidade a esta celebração dos 50 anos da beatificação da Beata Maria Droste a Santa de Paranhos. Esteve muito pouca gente na missa, mas quem esteve viveu intensamente. De tarde pelas 15 h tivemos a Missa e os responsos no Cemitério e também aí presidiu o Senhor D. Joaquim.
Foi com chuva a Procissão a assinalar os 50 anos da beatificação da Irmã Maria do Divino Coração. Choveu todo o santo dia de sexta, 31 de Outubro de 2025, por vezes bem forte. Confiantes numa feliz “abertinha” após intensa chuvada momentos antes, lá saímos com a Procissão até à Igreja Matriz. Não era muita , mas molhava, mas chegados à Igreja Matriz parece que não tinha chovido nada e foi só passar uma toalha pelas imagens do Sagrado Coração de Jesus e a da Beata Maria Droste. Foi linda, embora a passo apressado. Os nossos agradecimentos a quem participou mais activamente, os irmãos Gonçalves que trataram da logística de colocar as imagens no andor (e no carrinho) e transportar de um lado para o outro, ao Apostolado da Oração que pagou as flores, à Irmã Filomena que enfeitou, aos Peregrinos de Fátima que levaram as alfaias, à PSP do Vale Formoso pela segurança, aos acólitos e tantos anónimos. Deus lá está para abençoar e a Beata a pedir por nós.
Na missa vespertina do dia 25 de Outubro, tivemos dois motivos de alegria: o 35º aniversário do Grupo de Casais de Paranhos e a bênção dos terços, t-shirts e coletes do Grupo dos Peregrinos de Paranhos. Houve ambiente de festa, ofertório solene e muita devoção.