Neste domingo 28 de Setembro o Grupo Unidos na Fé de Cristo celebrou o seu 8º aniversário. Na véspera promoveram um jantar de rodízio de pizzas e no domingo na Eucaristia tomaram parte activa na Eucaristia das 11 h. Laudate dominum.
O dia de São Vicente de Paulo foi muito intenso na nossa Paróquia. Retomámos a Catequese dos Grupos de Sábado, tivemos dois baptismos e um casamento. À noite na missa vespertina, foi a Solenidade do nosso Santo. Esteve presente o Conselho Central do Porto e o Conselho Local do Porto Nascente, na pessoa dos seus presidentes e seus membros. A Conferência Vicentina de Paranhos solenizou a Eucaristia, com belas monições e um ofertório solene e simbólico, onde ninguém foi esquecido. Presidiu o Pároco e Conselheiro espiritual do Conselho Central, acompanhado pelo Sr Cónego Milheiro, Vigário e conselheiro espiritual do Porto Nascente. Presentes também o P. José Carlos e os Seminaristas do Amial, o nosso Diácono e alguns acólitos. Na mesma celebração celebraram as suas bodas de ouro o Artur Santos e a Ana Amélia Santos, que mereceram estar também na foto oficial.
No sábado, 27 de Setembro às 11,30 tivemos uma bela cerimónia de casamento dos pais e baptismo da filha, bem solenizada pela nossa Ana Maria e pela Beatriz. Uniram as suas vida perante Deus e a Igreja os noivos: o NUNO FILIPE DA ROCHA ALVES, de 31 anos, natural de São Pedro da Cova, filho de Joaquim Manuel da Rocha Alves e de Maria Antónia Carvalho da Rocha Alves e a ANA SOFIA FERREIRA CARDOSO, de 35 anos, natural de Paranhos, e filha de António dos Santos Cardoso e de Sofia Maria Neves Ferreira Cardoso. Na mesma cerimónia baptizámos a filha ALICE CARDOSO ALVES, nascida a 11-09-2022, na freguesia da Senhora da Hora. São residentes em Fânzeres.
Neste Sábado, 27 de Setembro, foi o baptizado do menino RUAN FILIPE DOS SANTOS PACHECO, nascida em Paranhos, aos 26-08-2021, filho de Ivo Emanuel Carneiro Pacheco e de Sandra Cristina Moreira Ribeiro dos Santos, residentes na Rua da Igreja de Paranhos, . Foi uma bela cerimónia, com um menino sempre sorridente.
Era uma vez um menino chamado Vicente, que nasceu numa família simples, no campo da França. Ele ajudava o pai a cuidar das ovelhas e a mãe a fazer o pão. Vicente tinha um coração muito bom e muitas vezes dava consigo a pensar e a sonhar: — “Quero fazer algo importante na vida!”
Quando cresceu, estudou para ser padre. No começo, sonhava em ser importante, mas logo descobriu que a maior riqueza era ajudar os pobres.
Um dia, ao visitar uma família muito necessitada, Vicente ficou com o coração apertado. Eles não tinham comida nem remédio. Então disse para consigo: — “Não posso cuidar dos pobres sozinho. Vou chamar mais pessoas para ajudar.”
E foi isso que ele fez: reuniu mulheres e homens generosos e fundou os grupos da Caridade. Depois, com Santa Luísa de Marillac, ajudou a fundar as Filhas da Caridade, para cuidar dos doentes, das crianças e dos abandonados.
Vicente passou a vida inteira repetindo: — “Os pobres são os nossos amigos. Quando cuidamos deles, cuidamos do próprio Jesus.”
E assim, com seu grande coração, São Vicente de Paulo deixou um exemplo para todos nós: amar, servir e nunca deixar ninguém abandonado.
A começar este novo ano lectivo, podemos anunciar (e convidar) os universitários para momentos de espiritualidade e de encontro com Cristo. Há encontros às quintas-feiras pelas 18 h no Centro Pastoral de Paranhos, na rua Coronel Almeida Valente, 79 e momentos de adoração Eucarística na Igreja Matriz às Terças-feiras das 16,30 h às 18,30 h, com possibilidade de atendimento espiritual e formação humana e cristã. Entretanto estamos a preparar o Início do Ano Pastoral Universitário no dia 15 de Outubro com uma Missa e convívio, com início às 16,30 h, no Parque da Asprela.
Neste fim de semana 20 e 21 de Setembro a Paróquia de Paranhos foi em peregrinação a Fátima. Esteve e participou activamente na Peregrinação Diocesana. De tarde, fez a Via Sacra nos Valinhos e a visita à Casa dos Pastorinhos e à noite participámos no terço e Procissão de Velas. No domingo, estivemos presentes nas celebrações do Santuário, presidias pelo Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, com os Dadores de Sangue, os Convívios fraternos e os Motards para a bênção dos capacetes. Após o almoço fomos a Fátima, à Igreja Paroquial e aí onde os Pastorinhos foram baptizados rezámos o terço e no fim visitámos o cemitério. Estivemos (bem) hospedados nas Irmãs Vicentinas. Regressámos a Paranhos, eram 19,30 h.